COMO ATRAIR MAIS CLIENTES ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO VISUAL?

Como atrair mais clientes através da comunicação visual

Você já pensou que o modo como dispõe o seu produto pode ser o segredo para melhorar a produtividade de um local comercial?

        Ter a capacidade de criar um espaço comercial e elaborar um modo para que ele se torne mais atrativo para o cliente?

         Chegando ao ponto de transformar visitantes em compradores? Este é o propósito final do visual merchandising. Atrair mais clientes.

VISUAL MERCHANDISING: O QUE É?

         Inicialmente vamos começar pela palavra merchandising. Essa palavra deriva de uma palavra inglesa, merchandise, que quer dizer mercadoria.

         Merchandising é a prática de promoção ou venda de mercadoria e em muitas vezes é também associada ao marketing e publicidade.

         Criar e gerenciar técnicas de merchandising requer, por isso, efetivar estratégias de venda e promoção de um nicho.

        Podemos defini-lo simplesmente como uma prática de mapear e entender ideias de consumidores para aprimorar os aspetos visual e psicológico de locais de venda.

       O objetivo máximo merchandising é contribuir para uma melhor experiência de compra, e, ao fazê-lo, consolidar mais vendas. Mas será porque que o seu estudo se tornou importante?

De acordo com estudos feitos ao comportamento do consumidor, constatou-se que cerca de 80% da sua escolha de compra não se realiza antes de ter entrado na loja, mas sim quando está nela.

         Uma pesquisa feita recentemente pelo SEBRAE(Serviço Brasileiro De Apoio às Micro e Pequenas Empresas), revelou que o simples melhoria na aplicação do visual merchandising pode ampliar as vendas de 12% à 40%.

          Esse aprimoramento foi em vitrines, organização, fachadas, iluminação e na maioria das vezes sem necessidade de investimentos.

         A estética do estabelecimento é uma forma de atrair mais clientes, muito do que existe hoje é sucesso pela estética.

         Se você vai comprar algum produto qualquer, uma loja mais esteticamente agradável seria seu provável destino.

         Ainda de acordo com essa pesquisa do SEBRAE, a percepção visual é a base, o pilar principal de qualquer esforço para atrair consumidores.

         Por consequência, todo e qualquer negócio que quer se distinguir do concorrente, deve se preocupar com o fato de que a primeira impressão seja eficaz.

         A ideia do visual merchandising tem o intuito de criar indicadores para garantir a harmonia mundial da marca.

         Essa política e constituída pela análise do público alvo, política de venda e a imagem da marca que é recebida pelos clientes.

O PERFIL DO PÚBLICO ALVO

         No atual contexto de fragmentação do consumo e de grande concorrência, a tendência é a hipersegmentação. As marcas fazem uma grande variedade de itens para cada tipo de consumidor.

          Esses tipos de clientes são identificados pelos critérios de comportamento. Já que as mídias sociais estão no auge, a manifestação de opiniões nunca foi tão grande.

          Sendo assim, fica bem mais fácil analisar os grupos de personalidade, e as coisas que os interessa.

          Essa variedade é tanta, que a idade já não é um fator de segmentação. Por exemplo, há jovens que gostam de música clássica e idosos que gostam de ritmos modernos. Com exceção das crianças, no mundo da publicidade idade é só um número.

A POLÍTICA DE VENDA

         Já que vários tipos de produtos, com vários níveis de qualidade podem ser ofertadas na mesma loja, com toda certeza ira haver uma escolha de uma equipe versátil ou especializada.

         As empresas de luxo costumam optar por um grupo especializado de organização tradicional, onde se reforça a ideia de preciosidade do produto.

         Já as empresas populares e mais modestas, normalmente escolhem usar o autoatendimento ou atendimento assistido.

         Nesse tipo de atendimento, o freguês tem toda a autonomia para olhar os itens, e o ambiente faz com que a pessoa circule e a acabe comprando por impulso.

         Esse é um excelente método para atrair mais clientes.

COMO ATRAIR NOVOS CLIENTES

          Nós já entendemos que o modo como uma marca se apresenta contribui na criação da imagem para o cliente.

          Muitos clientes ainda não tem uma ideia concreta do que desejam a comprar quando entram em uma loja.

         Essa falta de decisão aliada com ofertas atrativas faz com que haja uma atração por um item ou serviço, e consequentemente, fazer a compra.

Há também, clientes que já tem uma ideia formada daquilo que querem, porém ainda sabem os detalhes do item que procuram.

         Ao entrar na loja e conhecer as opções disponíveis, eles são levados a confirmar essa ideia inicial de qual produto comprar.

         Ainda há, aqueles clientes que são impulsivos. Pessoas com tipo de comportamento compram por meio de instinto e impulso.

          Em todos esses casos, o ambiente onde a compra é efetuada é fundamental para nutrir essa vontade.

         Independente de qual seja a causa que leve o cliente a efetuar uma compra, os estudos mostram que a decisão é tomada na loja onde se compra.

         Sendo assim, o que vale muito é a criatividade para fazer com que o cliente entre na loja.

         Você pode criar decorações temáticas, fornecer entretenimento, fazer uma comunicação mais pessoal.

         Como eu disse, o que vale é a criatividade. Uma dica útil é apostar no bom humor.

         Visual merchandising com anúncios humorísticos chamam bastante a atenção, provocar o riso do consumidor chama bastante atenção.

         Já faz muito tempo que encher a loja de cartazes e promoções não funciona mais.

         Um visual limpo e simples atrair muito mais o novo cliente, exponha apenas informações relevantes.

         Usar do fluxo de pessoas ao seu favor é também uma ótima técnica. Observe os locais da loja onde a circulação é maior.

         Coloque nesse sítio os produtos mais rentáveis, se mais pessoas veem, mais pessoas compram.

         Produza também um ambiente que proponha uma venda conjunta para o consumidor. Por exemplo, onde fica o macarrão, coloque também os molhos.

        Transmitir uma ideia de urgência também é uma técnica excelente. Convença o cliente de que se ele não levar o produto naquele momento irá perder a oportunidade.

         Há empresas que fazem um “mega saldão” uma vez por mês. Nesse dia todos os preços são bem reduzidos.

         As compras aumentam significativamente e a empresa lucra pelo grande número de vendas.

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