COMUNICAÇÃO VISUAL: A LOGO PERFEITA

COMUNICAÇÃO VISUAL: A LOGO PERFEITA

Alguns dizem que é o logotipo, outros que é a marca, há ainda quem diga que o nome é logomarca. Independente do nome dado, o símbolo correspondente que irá representar sua empresa é muito importante.

Toda companhia de sucesso precisa de um logo. Porém, muitos empreendedores enfrentam problemas para criar essa importante simbologia.

Está começando agora? Quer criar seu logo e não sabe como? Vou dar poderosas dicas de como criar a logo perfeita. Vamos lá!

SEMPRE PESQUISE

A primeira coisa a se fazer é pesquisar como está o mercado no seu ramo de serviço. Analise os padrões das empresas concorrentes, as cores usadas, a tipografia inserida e o formato dos símbolos.

Essa pesquisa sobre os concorrentes serve para que você faça do seu logo, um modelo diferente. Desse modo, já na primeira visualização, o cliente vai notar seu produto.

Podemos citar a empresa de bebidas Heineken, a cor verde para representar uma cerveja diferencia-se das cores concorrentes. Indústrias cervejeiras costumam ter as cores verde, vermelho e amarelo como representação.

Analise os logos do representantes, mas não copie. Perceba as ideias acatadas por eles e faça do seu logo, um diferencial.

SER SIMPLES É IMPORTANTE

Querer criar uma marca ou logo complexo é o desejo de todo iniciante no empreendedorismo. Você pode pensar que exibir um símbolo complexo irá transmitir uma ideia positiva

Porém esse é um equívoco, um logo perfeito precisa ser simples, direto, limpo. Com certeza, poluição visual não será bom para sua marca.

Logos que são muito detalhados, cheio de informações e simbologia, transmite uma ideia de desorganização. Certamente não é isso que você quer para a sua empresa.

O logotipo é o rosto da sua empresa, sendo assim, ele deve ser facilmente identificado, nada pode dificultar a visualização, colocar informações desnecessárias é um erro a ser evitado.

Podemos definir o logotipo como a junção de um símbolo que combine com o nome da sua empresa, nesse caso, o desenho seria metade do logo, a outra metade será formada por texto verbal.

Usar a mesma fonte para todo o trabalho é extremamente recomendado, um logo padronizado transmite organização. A escolha da fonte é uma parte muito importante.

Misturar muitas fontes diferentes embaralha a visão. Ser simples é fundamental.

QUE INFORMAÇÃO VOCÊ QUER TRANSMITIR?

É claro que sua empresa quer parecer atraente aos olhos do cliente, o logo é uma maneira bastante útil de mostrar o conceito do negócio.

Criar um logotipo com significado alegórico engrandece bastante sua imagem visual. Além de mostrar características do seu produto, ele representa sua marca, ao mesmo tempo, você pode identificar ao consumidor sua mercadoria, já faz também uma jogada de marketing.

Por exemplo, o logotipo da Apple é reconhecido em todo o planeta, é um desenho simples, uma maçã mordida. Essa maçã mordida representa historicamente Isaac Newton, que, simbolicamente, construiu suas teoria a partir da queda da maçã.

Quanto a questão da mordida, foi uma sacada genial que tiveram, já que o termo bite (mordida) é usado no mundo tecnológico.

A maçã da Apple simboliza inovação, descoberta, e é talvez, a empresa mais genial do mundo.

Mais um exemplo de logotipo genial, é o da Amazon. Inicialmente pode parecer que não há nada de especial, mas ao observar você logo percebe.

O nome da empresa com uma seta em baixo forma um sorriso, que exprime a satisfação do cliente. Repare também que a seta laranja se inicia na letra A e termina na letra Z. Simbolizando a variedade de produtos da empresa, de A à Z. Genial.

A criação de um conceito também é fundamental para criar a logo perfeita.

PESQUISE SOBRE SEU PÚBLICO ALVO

Muitos ficam tão apressados para criar o logotipo que se esquecem de uma das partes mais importantes para a criação: O público alvo.

Grupos diferentes de consumidores exigem logos diferentes. Você não deve usar de método liberal, inovador e vanguardista se seu público alvo é um grupo de pessoas conservadoras.

Para tal fatia de consumidores, a empresa deve usar de meios tradicionais e regressistas para criar tal logo.

Assim como deve usar de meios contemporâneos, progressistas e atuais para atrair seu público alvo, caso sejam liberais.

Pesquise sobre as tendências, agrados e desagrados para seus clientes, você pode analisar isso até mesmo pela internet. As mídias sociais estão em alta e para descobrir o que agrada determinado grupo é só observar suas postagens na rede.

Também é importante se atentar a tendências. O futuro é logo ali e o que hoje é considerado bom, pode ser dito como ruim com o passar dos anos. Para ter uma logo perfeita, ela deve ser perfeita para o cliente.

Ponderar sobre os efeitos futuros de sua decisão é essencial, por isso analise características atemporais.

ESCOLHA DAS CORES – Um Ponto Crucial

Falando em características atemporais, podemos exemplificar nas cores. O preto e branco é uma ótima escolha e não envelhece sua marca com o tempo.

As cores são alegóricas e costumam transmitir significados, a escolha da cor é fundamental, afinal, você não pode mudar depois.

Vamos ver alguns significados conhecidos.

A cor azul é a mais usada entre as grandes marcas, essa cor transmite nobreza, serenidade, tranquilidade e harmonia. Facebook, Samsung, Wal-Mart e Fiat são exemplos.

O verde está relacionado a natureza, mas também pode simbolizar dinheiro, vitalidade, saúde e ao sentimento de esperança. São exemplos: Subway, Heineken e Starbucks.

Já o vermelho simboliza paixão, amor e desejo. É uma cor quente e forte, por isso também é associada ao poder. É também uma das cores mais utilizadas, por exemplo: Coca-Cola, Budweiser e Kellogg’s.

O amarelo é usado para representar alegria, otimismo e jovialidade. São exemplos: Shell, McDonald’s e o Subway novamente.

Você pode também usar uma diversidade de cores, como o Google e Ebay, porém isso vai dificultar a memorização das mesmas, além de sugerir diversidade.

 

Depois de analisar o mercado, o público alvo e o conceito, é hora de botar a mão na massa. Se lembre das dicas e comece a esboçar seu logo. Boa Sorte.

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