COMUNICAÇÃO VISUAL: PSICOLOGIA DAS CORES

PSICOLOGIA DAS CORES

Você sabia que as cores influenciam nosso cérebro? Elas podem agir psicologicamente para influenciar nossas emoções. Podemos perceber isso principalmente no mundo do marketing.

A psicologia das cores é extremamente importante no marketing, podemos fazer uso desse estudo para usar certas cores para nosso benefício.

Vou explicar neste artigo o modo de funcionamento da psicologia das cores. Me acompanhe!

TEORIA DAS CORES

O alemão Wolfgang Von Goethe foi quem descreveu primeiramente essa teoria das cores. Segundo ele, não é somente a iluminação e o ambiente que estimulam a percepção das cores, a assimilação também depende do modo como vemos tal objeto.

A percepção das cores é abstrata, porém o efeito dos tons é ecumênico. Cores quentes como amarelo, vermelho e laranja são incitantes e dinâmicas.

Tons frios como azul, verde e roxo têm efeito calmante e deleitável. Esses efeitos são universais.

Hoje sabe-se que a cor é algo inteiramente subjetivo. A faixa de sequência dos tons é captado apenas por olhos humanos. Outros animais enxergam de maneira completamente diferente.

EFEITO BIOLÓGICO

A percepção das cores influencia nosso organismo. Pesquisas indicam que as cores frias como azul, roxo e verde fazem com que seu corpo produza substâncias químicas que fazem com que fiquemos calmos e serenos.

Já as cores quentes, principalmente o vermelho, pode nos incitar nossa fome, aumentar o ritmo cardíaco e respiratório.

Portanto, a psicologia das cores estimula sim nosso cérebro.

 

EFEITO EMOCIONAL

Também é certo que os tons interferem no nosso emocional.

Por exemplo, a cor amarela está associada ao otimismo e alegria, essa percepção que nós temos pode estar relacionada com o sol, afinal, é comum nos sentirmos bem o olhando, não é?

Por essa razão, a maioria dos emojis virtuais são amarelos. Também há aquela inconfundível série de desenhos animados onde os personagens são amarelos. Pode parecer algo escolhido casualmente, mas não é.

Do lado oposto, a cor cinza está associada a tristeza e monotonia. Você provavelmente deve se sentir desmotivado em ambientes cinzentos, essa cor pode inclusive, induzir à depressão.

EFEITO CULTURAL

Talvez o uso cultural das cores seja uma das maiores influências que temos socialmente. Por exemplo, desde muito cedo aprendemos que azul é uma cor masculina e rosa um tom feminino.

Claro que isso é apenas uma cultura que vivemos, não há nada que confirme isso cientificamente. Contudo, essa associação das cores com o gênero pode interferir bastante na personalidade de cada um.

O azul transmite virilidade para os homens, estimulando-os a serem vigorosos e fortes, já a cor rosa, transmite a ideia de fragilidade das mulheres. Essa associação de padrões comportamentais para as pessoas não deve ser considerada como uma lei, porém é assim que funciona.

O fato de usarmos o preto para simbolizarmos luto também funciona desse mesmo modo, isso mostra como as cores influenciam bastante na nossa vida.

 

É fantástico o modo como os tons agem sobre nossa existência, muitas vezes até sem nem notarmos.

Elas agem diretamente no nosso cérebro, nos levando a tomar decisões e a desenvolver emoções.

Agora imagine só se pudéssemos usar dessa psicologia das cores para influenciar pessoas de acordo com nossos interesses. O marketing funciona assim, e eu vou lhe dizer como.

AZUL

Provavelmente, essa é a cor mais utilizada pelas empresas. Por transmitir calma, relaxamento, virilidade, confiança e até mesmo o etéreo, esse tom é bastante escolhido como representação de uma entidade.

O azul também está associado com a tecnologia, muitas redes sociais utilizam dessa cor e de suas variantes em suas marcas. O Facebook e o Twitter são exemplos disso.

Empresas relacionadas à limpeza, higiene e água também costumam usar dessa cor.

Azul é a cor preferida tanto de homens quanto de mulheres. Por ser a cor do céu e também do mar, ela costuma transmitir também a ideia de eternidade, infinito e divindade.

O corpo produz substâncias relaxantes ao assimilar tal cor.

VERMELHO

É uma cor forte, a cor do sangue. Transmite força, vigor, perigo, amor, intensidade e excitação. Também costuma estimular o apetite e acelerar o ritmo cardíaco.

Por incitar a fome, muitas empresas alimentícias a usam em suas marcas e ambientes, é o caso do McDonald’s, Bob’s e Habib’s.

Também é bastante comum o seu uso em sites de relacionamentos e em empresas de energia.

Vermelho também é a cor que simboliza o perigo e o fogo, por isso a maioria das sinalizações nessas áreas usa o vermelho como fundo.

AMARELO

Amarelo é a cor da felicidade, do otimismo, do sol, alegria e gratidão, mas também é o tom que representa a inveja. Exemplificando, as crianças costumam desenhar sóis amarelos e sorridentes.

Ela também é vista como a cor da irritação, da iluminação e do entendimento. Afinal, We all live in a yellow submarine.

VERDE

Essa é a cor da natureza, da saúde, da vida e do dinheiro. O verde é na maioria das vezes a cor base das empresas ligadas com a ecologia.

 Essa cor também simboliza a esperança, talvez tenhamos essa visão pelo fato de a primavera ser feita de verde, além de ela vir após o tempo escasso do outono.

PRETO

Essa é a cor do luto, da tristeza e melancolia. Porém, muitos utilizam o preto como símbolo de elegância, sofisticação e autoridade. Por exemplo, grandes marcas de luxo utilizam o preto como sua cor.

Homens e mulheres utilizam preto como forma de demonstrar elegância, tanto que os ternos e roupas sociais são pretos. É um dos tons mais poderosos na psicologia das cores

BRANCO

É a cor da paz, da pureza, da limpeza, do bem e da simplicidade. O branco com azul é comum ser utilizado em embalagens de produtos para limpeza.

O branco também está sendo bastante utilizado por designers, segundo eles, quanto menos cor, mais. Essa cor também é ligada a pureza, por isso há a tradição das noivas se casarem de branco, pois estão “puras”.

É comum também, o uso dessa cor em religiões por simbolizar paz e divindade.

 

Há ainda as cores variantes dessas com simbologia similar. Por exemplo, o roxo que é uma variante do preto, simboliza luxo, sensualidade e elegância.

O laranja que é uma variação do amarelo, simboliza diversão e jovialidade.

A importância da psicologia das cores no mundo é gigante, e usá-las como estratégia de marketing é muito eficiente.

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