DICAS DE COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO VISUAL

DICAS DE COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO VISUAL

Pode parecer mentira, mas ainda há muitas companhias que não compreendem o que a falta de uma comunicação visual pode causar na reputação da empresa.

Os problemas com a comunicação visual existem sim, e eles acontecem bastante e diversos empreendedores sequer percebem o erro.

Quer descobrir se você está cometendo esses erros na comunicação visual de sua empresa? Pretende melhorar sua imagem empresarial? Ou tem interesse no tema?

Venha comigo, vou contar quais os principais problemas na comunicação visual da sua empresa e as dicas para melhorar sua imagem.

É FUNDAMENTAL TER UM PADRÃO FIXO DEFINIDO

Um dos grandes problemas com a comunicação visual das empresas é a ausência de um padrão fixo de imagem definido.

Se a sua empresa não tiver uma imagem concreta sobre seus ideais e valores, a clientela não terá fé no que sua companhia disser.

Quando num dado momento, sua empresa decide transmitir uma imagem de conservadorismo, tradição e respeito, não deve depois mudar de ideia e pregar liberalismo e inovação.

Nenhum cliente gosta de empresas instáveis, essa carência de critério e despreocupação com a imagem indica um total desleixo, funcionando como um repelente de clientes.

Escolha um padrão estável, siga essa mesma índole e espante o desarranjo e a bagunça.

NÃO TENHA DESLEIXO COM A IMAGEM

Já faz bastante tempo que a exibição de anúncios e cartazes a esmo, e para todos os cantos não ganha mais clientes. Esse problema de comunicação visual acaba confundindo o consumidor.

Em meio a tanta informação, o cliente não consegue se concentrar em um só anúncio, além de deixar o ambiente de sua empresa ou loja esteticamente desagradável.

A poluição visual também deve ser evitada no layout da loja, a ideia de que enfeitar ao limite o seu ambiente faz com que os fregueses se percam em meio a tanta informação. Algumas lojas decoram o ambiente com móveis e acessórios completamente desconexos.

No caso das empresas de fabricação em massa, o desleixo com a imagem deve ser evitada nas embalagens dos produtos. Inserir informações demais nunca deixa seu produto mais bonito, pelo contrário.

No mundo do marketing, menos é mais. Invista numa abordagem simples e objetiva, mostre as informações mais relevantes, exponha só as melhores promoções. Isso é fundamental.

USE MATÉRIA PRIMA DE BOA QUALIDADE

É inaceitável que ainda existam pessoas que acreditem que preço baixo é mais importante do que qualidade. Triste eu afirmo que esse problema ainda existe, e muito no universo do empreendedorismo.

Todo mundo já está cansado de saber que usar material barato na construção do produto não dá resultado. Muitas companhias ainda têm esse pensamento ultrapassado.

A identidade visual, a expansão da marca, a criatividade dos anúncios, o envolvimento emocional e tudo o que você faz para divulgar seu produto é buscando vender tal item.

Se após todo esse empenho pra vender e mostrar seu produto, o cliente finalmente comprar e o item for de baixa qualidade, do que adiantou tudo?

Você faz de tudo para que o cliente compre, então é óbvio que depois de anunciar tanto os benefícios do produto, o mínimo que o cliente espera é uma boa qualidade, não é?

Por causa disso, achar que usar obra prima de baixa qualidade é uma aposta inteligente é a pior coisa que você pode fazer para sua companhia. Isso realmente, faz com que seu declínio profissional seja certo.

Quem procura preço, não vê valor. Isso é muito importante.

ORGANIZE SEUS PRODUTOS DE MANEIRA SIMPLES

Muitas empresas, até hoje distribuem seus produtos de forma desorganizada, mandam tipos diferentes de itens em conjunto, enviam arroz com suco, por exemplo.

É óbvio que essa carência de organização destrói a imagem de qualquer empresa, é muito importante separar todos os produtos por grupo.

Se, por exemplo, você é empreendedor no nicho da moda, na sua loja você não deve em hipótese alguma, colocar as saias curtas juntas dos trajes de inverno.

Pode parecer uma dica meio óbvia, porém muitos empreendedores praticam isso. Em qualquer empresa séria, a organização precisa ser prioridade.

Se você trabalha como um franquia de alimentação, em restaurantes, por exemplo, não deve colocar salada junto com molhos, nem carne misturado junto com doces.

E nesse caso, em que você é dono de franquias, é de vital importância ter um padrão de comportamento e layout em todas as lojas. É bastante desagradável ir em uma loja e ser atendido de uma maneira, e em outra de mesma franquia, ter um atendimento inteiramente diferente.

CONHEÇA SEUS CLIENTES

Muitos produtos ruins são resultado de uma falta de conhecimento que a empresa tem do perfil de seu público alvo. Esse problema na relação dificulta bastante o crescimento da companhia.

Há algumas franquias que esquecem de manterem-se atualizadas sobre seu público alvo, o mercado econômico se altera a todo momento e a companhia também precisa mudar seu produto.

Não adianta nada criar um produto específico para uma classe jovem e achar que o trabalho naquele nicho acabou. Os jovens viram adultos, e os jovens novos são diferentes.

Desejar vender um item para um público não condizente é a mesma coisa de dar uma rapadura para um banguela. Noções fundamentais de situações devem ser tomadas.

Observar e manter-se sempre atualizado sobre seu público alvo é essencial.

PARE DE ESPERAR RESULTADOS RÁPIDOS

Algo que todo e qualquer empreendedor imagina é que os resultados dos seus esforços irá chegar rapidamente. Logo, todos descobrem que querer lucro imediato é um grande equívoco.

Nenhuma companhia fica conhecida da noite para o dia, é preciso bastante esforço e dedicação, além de muito empenho para que ao longo do fluir do tempo, os resultados apareçam.

Todas as empresas começaram do zero, passaram por bons e maus bocados. Todas demoraram para expandir e fazer sucesso.

Apple, Microsoft, Facebook e Google são só alguns exemplos de que o sucesso não vem a jato, ele vem de Fusca, mas vem.

Por causa disso, pare de ficar nervoso e preocupado se os resultados não chegarem. Muitos empreendedores desistem cedo demais sem entender que o sol estava perto de raiar.

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