O QUE É A COMUNICAÇÃO VISUAL?

O que é comunicação visual

Se você acredita que a comunicação é apenas na escrita e leitura, se engana. Há várias outras formas de se comunicar, uma delas é a comunicação visual.

Quando você está dirigindo, chega em um sinal vermelho e você para imediatamente. Qual o motivo que te fez parar? Ninguém te obrigou a parar, mesmo assim parou.

O semáforo é um exemplo de comunicação visual, quer saber mais sobre ela e sua importância? Me acompanhe.

 

DEFINIÇÃO DE COMUNICAÇÃO VISUAL

De acordo com o SEBRAE(Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas), a definição de comunicação visual é: “Comunicação visual refere-se a todo canal de comunicação expresso com a utilização de elementos visuais, como: símbolos, imagens, desenhos, gráficos, ou seja, tudo que pode ser comunicado visualmente.”

Tudo aquilo que usamos simbolicamente para definir um conceito ou mensagem é comunicação visual. Placas de trânsito são um ótimo exemplo disso.

Comunicar é expor uma mensagem, uma ideia, transmitir sentimentos e opiniões. Possivelmente, o embrião da comunicação visual foram as pinturas rupestres.

O uso de comunicação visual tende a ser mais eficiente do que uma linguagem textual, afinal, a imagem é interpretada imediatamente, enquanto o texto tem de ser lido e relido, dando espaços para interpretações equivocadas.

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO VISUAL

A linguagem visual é uma forma de interagir com o ambiente por meio de mensagens implícitas em imagens. Para transmitir uma mensagem ou ideia de forma rápida, ela é muito útil.

Imagine a vida de um deficiente auditivo, se não existisse comunicação visual como seria a vida dessa pessoa? Se não existisse a Linguagem Brasileira de Sinais(LIBRAS). Já dá para ter uma ideia de como a comunicação visual é importante.

Se não existissem semáforos, placas de transito e se todos os símbolos fossem abolidos, o mundo seria um caos. Provavelmente, a capacidade de nos comunicar foi o que fez de nossa espécie a mais evoluída.

 

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO VISUAL NO MERCADO DE TRABALHO

Com certeza você vai saber do que se trata se eu lhe mostrar um símbolo de uma maçã mordida. A Apple é a marca mais cara do mundo (FORBES), olhando apenas o logo da maçã, você já reconhece.

Não é preciso um texto para explicar os conceitos e ramos da empresa, um único símbolo que quando visto, instantaneamente te faz entender o significado.

Isso acontece, pois a empresa multinacional tem uma identidade visual muito potente, ela soube fazer o uso da comunicação visual de forma excepcional.

A comunicação visual é como se fosse o rosto de sua empresa, ela é o que influenciará na visão do consumidor. No mundo dos negócios, é fundamental passar uma boa primeira impressão.

No mundo atual, tudo acontece muito rápido e se um promissor consumidor não gostar da sua imagem no começo, dificilmente esse potencial cliente será recuperado.

A identidade visual é o que te diferencia dos outros concorrentes, a marca muitas vezes influencia mais do que a qualidade. A importância de se construir uma boa comunicação está ai.

Se um cliente vai a uma loja e encontra um produto com duas marcas que ele não conhece, com toda a certeza esse consumidor há de escolher o item com melhor imagem, aquele que mais chama atenção.

A identidade visual te destaca perante a outros adversários. Isso pode aumentar de maneira drástica a chance de um cliente se lembrar da sua empresa na hora da compra, e consequentemente, adquirir seu produto.

Se sua empresa não der a devida atenção para a sua comunicação visual, ela pode ser interpretada pelos consumidores como um desleixo, e ainda ser associada a um produto de baixa qualidade.

A identidade visual traz mais respeito e confiança para a sua empresa. É muito importante cuidar dela.

Um bom exemplo é a plataforma de entretenimento Netflix. Nos últimos anos o valor da marca subiu como um foguete. Eles usam uma forma muito pessoal de comunicação com clientes.

Você já deve ter percebido ou ouvido falar da simpatia e humor que todos da empresa usam para se comunicar com seus consumidores, isso faz com que eles se sintam muito valorizados pela empresa.

A empresa chega a criar uma relação de amizade entre as partes, quando os clientes veem a marca da empresa, já associam com o sentimento de simpatia e valorização.

Usando dessa comunicação pessoal, no ano de 2017, a Netflix entrou para a lista das 20 empresas mais admiradas do mundo (Fortune), figurando ao lado das gigantes: Microsoft, Facebook, Apple e Google.

 

COMO APLICAR CORRETAMENTE A COMUNICAÇÃO SOCIAL

Em um cenário atual como o nosso, em que a diversidade é gigante, agradar todos os tipos de consumidores é uma tarefa árdua.  Quem consegue tal objetivo tem a garantia de sucesso praticamente certa.

A comunicação visual bem planejada e bem produzida é uma das melhores armas de marketing que uma empresa pode ter.

Uma dica importante, é ser simples na sua mensagem. O afobação no desejo de transmitir uma mensagem complexa pode confundir seu cliente, além de ser visualmente bagunçada.

Lembrando é claro, que simplicidade e clareza não são sinônimos de pobreza e falta de significado. A criatividade é fundamental.

Também é muito importante transmitir uma imagem moderna e versátil, ter medo do novo pode fazer com que sua empresa pare no tempo, e isso seria péssimo.

Pesquise, Opine, Arrisque. Interagir com o público é uma ótima forma de conquistar sua confiança. Apoie causas, lute pelo povo, não tenha medo de arriscar. Seja uma empresa mais humana.

Sua empresa conhece seu povo? Sabe suas verdades e suas mentiras? Descubra informações sobre seu público alvo, descubra o que gostam, o que não gostam, como agem.

Entendendo a cabeça do seu cliente, fica muito mais fácil criar os produtos que eles necessitam, o que desejam. Essa é uma ótima forma de aprimorar sua comunicação visual.

Enfim, se quer deseja mesmo aprimorar seu modo de interagir com o público, a certa é contratar um profissional qualificado para te ajudar. Seguindo as dicas que dei, e as que ele te passe, tudo dará certo.


A VBS Digital é uma empresa especializada em comunicação visual e impressão digital. Se quiser conhecer mais como podemos ajudar sua empresa ou falar conosco, entre em contato aqui.

2 comments on “O QUE É A COMUNICAÇÃO VISUAL?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *