O QUE É IDENTIDADE VISUAL?

O QUE É IDENTIDADE VISUAL

Você que é empreendedor, já parou para pensar no que é identidade visual? Vou te contar tudo sobre essa importante parte do marketing empresarial.

 

DEFINIÇÃO DE IDENTIDADE VISUAL

         Identidade visual é a junção de princípios que transmite visualmente, de uma maneira sistematizada, um nome, conceito, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço.

         Esse conjunto de elementos, normalmente tem como alicerce, o logotipo.

         Um emblema visual une códigos de cores, de tipografias, nos grafismos, em personagens para fortalecer os ideais da sua empresa.

         Basicamente, identidade visual são frases, imagens e logos que transmitem os valores. São um conjunto de ferramentas usadas como auxílio visual para explicar seu negócio.

         A fachada do prédio, a placa de sinalização na rua, o uniforme dos funcionários, tudo é identidade visual.

         Ela é constituída por uma representação visual que se totaliza no logotipo, que são os código de cores, além de nos grafismos, das tipografias, em personagens, nas personalidades e outros constituintes que reforçam a ideia que a empresa quer passar.

         De uma maneira bem abreviada, podemos definir que a identidade visual é o rosto da marca.

 

         A identidade corporativa se passa do lado de fora da empresa, no tempo em que uma pessoa tem acesso ao seu cartão de visitas, ao seu site ou mesmo a embalagem de um de seus produtos.

         É o modo como as pessoas veem, se lembram e identificam a sua marca.

 

         Já que agora você já sabe o que é identidade visual, saiba também se está no momento de refletir a identidade visual corporativa de sua empresa.

 

É HORA DE MUDAR O “ROSTO” DE SUA EMPRESA

        Como constatamos, a marca é o bem abstrato mais inestimável de uma empresa.

         Ela transmite a imagem, o nível de afinidade da organização e é fundamental, também, em sua saúde financeira.

         E o que é a identidade visual a não ser a mais completa tradução de sua marca?

         Até por isso, ela é digna de um cuidado especial. Se os serviços e produtos ofertado se adequam de acordo a movimentação do mercado, a identidade visual deve também seguir nessa linha.

        A maior dúvida é: quando dar uma nova cara para minha marca?

 

MINHA EMPRESA CONSEGUE TRANSMITIR O QUE ESTÁ VIVENDO PELO SEU VISUAL?

         Não adianta criar uma identidade visual excepcional se ela não condiz com a realidade de sua empresa.

         É comum que uma vez no ano, as empresas façam um balanço para analisar se estão de acordo com o mercado atual.

         Nós chamamos isso de Planejamento Estratégico. Uma das exigências que as novas empresas se atentam nesse processo é a identidade visual.

         É claro que a marca não vai mudar todos os anos, mas apenas quando houver mudanças drásticas que exijam essa evolução.

         A identidade visual necessita acompanhar as alterações de valores, visão e missão da empresa.

 

A IMAGEM DA MINHA MARCA ESTÁ MODERNA E ATUALIZADA?

         O mundo muda constantemente, e uma das piores coisas para sua empresa é parar no tempo. Já dizia aquele rapaz: “o tempo não para”, e a empresa também não pode.

         A cultura do público consumidor é instável, tendo em consideração as suas experiências de aquisição, as suas metas primordiais, o efeito de tendências oferecidas pela mídia, principalmente com o progresso do acesso à tecnologia.

         Portanto, esse questionamento é muito importante. Em uma boa parte das vezes, é preciso um olhar mais crítico. A manutenção da identidade visual passa muito por isso.

         Uma consultoria de imagem tende a ser eficaz, pois profissionais que não estão intensamente relacionados com o dia a dia da empresa, conseguem ver com mais facilidade os pontos onde é possível melhorar.

 

COMO CRIAR SUA IDENTIDADE VISUAL

         O primeiro ponto a se olhar na sua empresa é quanto ao nome. Pense em um nome de fácil memorização.

         Nomes que remetem ao seu ramo de negócio são escolhas perfeitas. Por exemplo, uma empresa de transporte com o nome de Hermes (Mensageiro dos deuses).

         É necessário ser criativo neste momento, um bom nome pode demorar semanas para se revelar mas depois disso você terá a certeza de ter feito a escolha certa.

         Criar sua logomarca é mais um passo importante, procure criar símbolos diferentes, será horrível ter uma logomarca parecida com outras.

         Por isso é importante contratar um designer gráfico experimente que te faça um excelente trabalho.

         O slogan também é uma etapa fundamental para o sucesso. Deve ser algo agradável e que cole na cabeça dos consumidores.

         Associar o slogan com a logomarca é uma boa estratégia também. Você pode se inspirar em outras empresas para criar seu slogan, mas não faça igual.

         Por exemplo, o slogan da empresa de bebidas Budweiser é “king of beer”, da Coca-Cola é “abra a felicidade”. São exemplos fantásticos de slogans.

         Vou dar mais um modelo, pegando a companhia de transportes que citei anteriormente: Hermes, asas para voar.

         Perceba que fiz menção ao verbo voar associando-o ao transporte, e também liguei o nome da empresa com o slogan, já que Hermes tem asas nos sapatos.

         A criatividade é fundamental no marketing, com ela você pode ganhar o mundo.

         Depois que já estiver tudo pronto, é necessário criar um site. Uma empresa ter seu próprio site passou de um diferencial para uma obrigação.

         A internet é a maior rede de comunicação do mundo, tudo está na internet. Se sua empresa não estiver na internet, ela praticamente não existe.

         Crie um website único para sua empresa, de preferência, também escreva um blog e facilite com todas as formas possíveis o contato dos consumidores com a sua empresa.

         Deixe sempre a possibilidade de contato fácil por chat ou através de números de telefone e formulários de contato.

         Ter um website de fácil manejo e layout agradável também atrai novos olhares e propaga a identidade visual.

          Por fim, crie conta nas mídias sociais e esteja sempre em contato com seus seguidores, com a sua empresa no feed de notícias, ela sempre será lembrada.

          Interaja com seu público alvo de maneira condizente, faça um discurso mais pessoal e direto para que as pessoas sintam um bom relacionamento entre vocês.

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