POSSO PLAGIAR UMA LOGO? CONSEQUÊNCIAS

POSSO PLAGIAR UMA LOGO? CONSEQUÊNCIAS

Criar uma marca não é algo tão simples e isso pode gerar diversas dúvidas, principalmente, para quem está no início de um negócio. Ainda mais nos dias de hoje, quando tudo é muito acelerado, a questão sobre plagiar uma logo é muito discutida, já que criar uma exige tempo.

Apesar de que fazer esta cópia de um trabalho pareça ser um processo eficiente para o seu futuro, por economizar tempo, saiba que isto pode te levar a maus caminhos.

Isso porque, tomar uma atitude igual a esta pode significar o fim de um projeto que você tenha, mesmo que ainda esteja no começo de tudo.

Sendo assim, vamos abordar um conteúdo mais aprofundado sobre tal ação e o que pode acontecer, como consequência, em um futuro não muito distante.

O QUE É PLÁGIO?

Em um mundo onde diversas pessoas lançam novidades frequentes, totalmente diferentes do que já se ver, alguns preferem adotar uma cópia daquilo que já existe.

O plágio se caracteriza como uma cópia de qualquer coisa. Pode ser um texto, imagem, desenho, ou até mesmo uma logomarca.

Por achar bonito, ou agradável de alguma forma, para a captação de um novo cliente, pessoas iniciantes em algum novo empreendimento acabam se interessando por tal logo.

Sendo assim, plagiam, ou melhor falando, copiam a logomarca de terceiros que, muitas vezes, não tem nada a ver com o segmento da empresa que está plagiando.

Podemos definir, portanto que plágio é copiar algo que já existe e usar, em meio público ou privado, como se fosse uma criação própria.

Você pode até se perguntar neste exato momento: “Mas, e aqueles textos que contém uma citação de outra pessoa, não é plágio? ”.

Então…. Na verdade, isso não se caracteriza um plágio, pois, se você observar bem, no determinado texto que contém uma fala de alguém, por exemplo, terá a identificação do autor.

Ou seja, os créditos foram dados a quem realmente criou a tal fala. E, por este motivo, o plágio não se encaixa neste caso.

Resumindo, se eu reconheço e divulgo que tal trecho de um texto não foi eu que criei e aponto o autor, não estarei plagiando.

LOGOMARCA É A ASSINATURA DE UMA EMPRESA

A identificação de um responsável por ter criado determinado produto, ou serviço é imprescindível para a fixação de uma empresa no mercado mundial.

O consumidor necessita notar a presença de uma assinatura em um produto, no qual possivelmente irá adquirir, para ter certeza de que X empresa produziu o mesmo.

Mas, é sabido que esta assinatura não será feita manualmente por um indivíduo que represente a empresa em questão. É por isso que existe a logomarca.

Ela é a assinatura de uma empresa, responsável por ajudar o consumidor a identificar o produtor de determinado item.

Diante disso, Plagiar uma Logo seria o mesmo que dizer ao potencial cliente que o produto é da marca X, na qual a logo representa, quando na verdade a sua empresa, que não tem nenhuma ligação com a dona da logomarca, é a fabricante.

Para entender melhor, pode-se colocar um exemplo mais claro….

Digamos que você copie a assinatura de alguém, ou seja, você está se passando pelo dono da mesma.

Desta forma, será entendido que o responsável por aquela assinatura foi quem realmente assinou.

Mas isso não foi uma verdade, pois você que copiou, ou falando de acordo com o tema abordado aqui, plagiou a assinatura de outra pessoa.

É CRIME PLAGIAR UMA LOGO?

Ainda usando como base o exemplo da assinatura citado acima, outra dúvida pode acabar surgindo: “será que Plagiar uma Logo é crime previsto por lei? ”.

Preste muita atenção e grave bem a seguinte resposta para esta pergunta. SIM! Plagiar uma Logo é um crime.

Fazer o uso de uma logomarca, ou imitá-la é uma atitude contrária ao que defende a Lei nº 9.279/96, a Lei da Propriedade Industrial.

Portanto, apesar de este parecer um ato inofensivo, tenha total certeza de que é uma tarefa criminosa e como já dissemos, é o fim ainda no início.

QUAIS COMPLICAÇÕES SERÃO GERADAS POR PLAGIAR UMA LOGO?

É certeza que, por Plagiar uma Logo, sérias consequências virão rapidamente. E um detalhe importante, elas não serão nenhum pouco agradáveis para você.

São vários prejuízos que alguém poderá ter, caso plagie uma marca, sendo a indenização ao titular, apenas o primeiro deles.

Além disso, será realizada uma busca e apreensão de todos os produtos que estejam marcados com tal logo.

Serão abertos também, contra o feitor do ato de plagiar, processos criminais. O que pode afetar até mesmo a vida pessoal do indivíduo.

Todas estas punições se encontram na mesma lei citada neste artigo, a Lei da Propriedade Industrial.

PLAGIAR UMA LOGO É JOGAR CONTRA SI MESMO

Os processos judiciais não são os únicos que irão ser impostos na empresa responsável por Plagiar uma Logo, os consumidores também não vão optar por produtos desta empresa.

Isso porque, qualquer pessoa que pretende adquirir um determinado item procura originalidade.

Sendo assim, quando é percebido que uma logo está imitando ou se aproveitando de outra já conhecida no mercado, as pessoas não vão escolher este produto.

Com certeza, essa exclusão no mercado irá acontecer pela falta de confiança que o plágio transmite.

O QUE CARACTERIZA UM PLÁGIO?  

Estamos falando até agora de tudo que envolve o plágio de uma marca, mas deve ser entendido bem o que, de fato, caracteriza plágio.

De acordo com a lei, este crime não se encaixa apenas em casos que sejam percebidos 100% da cópia de uma logo.

Se aproveitar apenas de alguns detalhes da logo, já pode envolver ações judiciais para a empresa que copiou.

Sendo assim, plágio, integral ou parcial, se encaixam no mesmo crime, um não irá gerar menos prejuízos do que o outro.

Portanto, nunca desenvolva uma ideia que lhe coloca em sérios riscos e também ao seu futuro empresarial.

Plagiar uma Logo é o mesmo que dar uma tacada contra si mesmo, por isso não se mostra uma atitude nenhum pouco interessante de ser tomada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *