SERÁ QUE MARCA IMPORTA?

Importância da Marca

A marca é muito mais do que um simples nome, também não é apenas limitada a um produto.

         Comércios, pessoas, locais, praticamente tudo pode ter uma marca. A marca é a união de todos os aspectos da empresa e de tudo que ela produz.

         A importância da marca é colossal, por isso mesmo ela deve ser desenvolvida com muito cuidado, será a porta voz da empresa e deve ter a capacidade de transmitir seus serviços com apenas uma imagem.

         Para não ser apenas mais um nome, deve-se ter um conteúdo brilhante e enriquecedor. A importância da marca é tanta, que ela chega a valer mais do que seu produto em si.

         Com uma marca famosa, você deixará de vender o produto para vender a marca. Indiferente de o que você venda, sua marca está estampada na embalagem.

         As pessoas não compram pelo produto, compram pelo símbolo. Continue comigo que lhe direi a importância da marca.

O QUE É MARCA?

         De acordo com o SEBRAE(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) o conceito de marca é:

         “Marca é todo o sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços.”

         A marca é um tipo de documento de identidade que destaca sua empresa perante as outras.

         Além de servir para se sobressair perante as outras, a importância da marca também passa pela qualidade do produto.

         As pessoas costumam identificar a qualidade do produto pela sua marca. E realçar determinado item, determina qual deve-se comprar.

         Nem sempre, o melhor produto é aquele de melhor qualidade. Cada pessoa tem uma personalidade diferente, sendo assim tem uma opinião díspar.

         Por exemplo, um consumidor pode preferir uma marca a outra simplesmente pela forma da embalagem, da cor, da textura.

         A aparência dos produtos influencia em cerca de 45% dos brasileiros (Finer).

         Muitas pessoas costumam comprar produtos apenas pelo design, elas se sentem atraídas com base em sua opinião pessoal.

         A importância da marca é imensa, não é apenas uma palavra ou símbolo, é filosofia!

O IMPORTÂNCIA DA MARCA

         Uma marca tem uma grandeza muito maior do que um item de qualidade sem reconhecimento.

         Por exemplo, um iPhone sem o símbolo da maçã, valeria menos da metade do preço que é vendido, mesmo sendo um produto de qualidade.

         A marca da sua empresa é mais que um simples significado, é valor monetário.

          Se a Apple fosse vender sua marca, ou seja, o símbolo da maçã, com certeza seria muito caro. Afinal, quem compra um iPhone não está comprando somente um celular.

         Se compra junto o poder, o prestígio, o valor, se compra o reconhecimento social. Todos sabem que a marca é muito valiosa.

         Caso uma nova empresa compre esse símbolo da maçã, ela não irá ter problema afim algum para vender.

         A marca já é conhecida mundialmente, e transmite essa ideia de poder, qualidade e valor.

         Para ganhar prestígio e importância, a marca precisa se solidificar em qualidade.

         Mas isso não é suficiente, é preciso ter um forte marketing, comunicação agradável com a clientela e conseguir cativar o público.

         Hoje, a marca mais valiosa do mundo é a Apple, estima-se que seu valor seja de 184,15 bilhões de dólares (Interbrand).

         Esse valor é somente da marca, sem toda a infraestrutura da empresa.

INFLUÊNCIA EMOCIONAL

         A importância da marca passa por mais do que apenas a escolha de um nome. É preciso atrair o consumidor.

         O número de empresas comerciais não para de crescer, em meio a tantas opções, é preciso se destacar e chamar a atenção do cliente.

         Todo o poder de compra é dos fregueses, eles escolhem o que vão comprar. E há muitas técnicas para atrair emocionalmente as pessoas.

         A emoção geralmente fala mais alto em todas as pessoas, anunciar seu produto com uma abordagem emocional é uma excelente escolha.

         É possível perceber por exemplo, nas fabricantes de cerveja. Há não muito tempo atrás, todas as propagandas objetificavam a mulher.

         A cerveja era direcionada para um público masculino que se atraia por esse tipo de anúncio.

         Atualmente, as propagandas estão centradas na diversidade, não apenas ao público masculino. Perceba que todos os novos comerciais pregam o apoio a  pluralidade de pessoas

         Homens, mulheres, homossexuais, pobres e ricos, todos agora estão sendo representados, e vendo isso, o perfil do consumidor de cerveja de ampliou bastante.

         A cerveja foi um exemplo, mas essa revolução de marketing já está acontecendo em todos os setores comerciais.

         Portanto, a propaganda emocional é um fato fundamental para a importância da marca.

SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA MARCA

         O desenvolvimento da marca deve ser gerenciado com muita cautela. É importante sempre lembrar que a marca é a cara da empresa.

         Então, é necessário ser coerente e transmitir os ideais e valores.

         A primeira coisa é escolher o nome da marca, esse nome de ser de fácil memorização e pronúncia.

         Um nome que sugira os benefícios do seu produto também é de excelente escolha.

         Por exemplo, uma empresa prestadora de serviços variados com o nome Dinâmica, sugerindo pluralidade, versatilidade.

         Ou também, uma empresa de segurança com nome de Defensores, sugerindo o poder defensivo.

         Deve ser um nome fácil de ser lembrado e que não exige esforço para se imaginar a área de atuação.

         As cores também são de grande importância da marca. A Coca-Cola por exemplo, é reconhecida de longe por sua característica cor vermelha.

         As cores são de vital importância no mundo do marketing.

         A cor tende a agradar os olhos das pessoas, então utilizá-las para criação da marca é uma dica certeira.

 

Conclusão

         Concluindo, a importância da marca é fundamental. Ela vale mais do que seu produto propriamente dito.

         A marca é o rosto da empresa, é também o cérebro. Uma grande marca não vende produtos, vende a própria marca.

         Ela pode chegar a ser de um valor maior do que sua empresa em si. Todo o seu ganho, todas as campanhas e anúncios de marketing, engrandecem sua marca.

         A importância da marca também passa pelo modo como você a desenvolve. Criar uma marca de sucesso exige criatividade e dedicação.

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